- 10 de fevereiro, 2022
- admin
- 0
Em contínua expansão, RXM compra frigorífico mineiro Pico Paco
Dona da marca de cortes bovinos especiais 118, empresa paulista entra no ramo de proteína de frango de olho em novos pontos de venda e em oportunidades para exportação gerados pela compra da companhia mineira. Negócio foi viabilizado por meio da consultoria Ejafac
A trade especializada em cortes bovinos especiais para exportação RXM é a nova proprietária do frigorífico mineiro Pico Paco – localizado na cidade de Cambuquira, no Sul do Estado. A RXM concluiu a M&A (do inglês Mergers and Acquisitions) após receber os relatórios positivos da consultoria Ejafac, que conduziu os processos de Valuation e de Due Dilligence ao longo de um período de aproximadamente sete meses.
O valor da transação não é divulgado, mas é sabido pelo mercado que a Pico Paco abate diariamente 15 mil aves em sua planta de Cambuquira. O abatedouro tem área disponível para quadruplicar sua produção após receber investimentos, o que deve acontecer em um prazo de cinco anos – seguindo o plano de expansão elaborado pela RXM. “Vamos gerar mais empregos e continuar crescendo”, disse o empresário Raphael Xavier Martins, CEO e fundador da RXM. “Muito embora estejamos consolidados no mercado de carne bovina, precisávamos lançar mão de uma aquisição como esta para que pudéssemos entrar rapidamente no mercado de proteína de frango. Há muita sinergia comercial entre as duas empresas, e ficamos muito satisfeitos com as possibilidades que o novo negócio nos traz”, acrescentou Xavier.
Por meio da aquisição do Pico Paco, a RXM passa a ter em seu portfólio de exportação a proteína de frango, e o acesso automático a todos os pontos de venda do abatedouro mineiro. A empresa passa, também, a oferecer cortes de aves a todos os seus atuais clientes de carne bovina – seja para o mercado interno (que representa 40% de seu faturamento), seja para exportação. Todo o processo de M&A entre as companhias mineira e paulista foi conduzido pela consultoria Ejafac, liderada pelo executivo Elias Azevedo e reconhecida por suas façanhas na recuperação de companhias em dificuldade (um processo conhecido no mercado por turnaround). O executivo Fernando Santos, um dos sócios da Ejafac, conduziu os processos de Valuation e de Due Dilligence realizados no Pico Paco, e recomendou a compra de seus ativos.
“O papel da Ejafac não só na nossa decisão de compra, mas, principalmente, na execução desse processo foi fundamental. Atuando sem o suporte do time da consultoria, minha equipe não teria como realizar toda essa análise em apenas sete meses. Em um processo que envolve empresas de pequeno e médio portes, uma M&A é ainda mais dificultosa, porque muitos números não estão documentados, muitos processos não estão escritos. Por isso digo que, seguramente, sem a Ejafac essa aquisição não teria acontecido”, encerrou Xavier.
Fernando Santos comemorou o encerramento do ciclo de trabalho no processo de M&A entre RXM e Pico Paco fazendo uma análise otimista da operação. “Vimos que a as duas companhias possuem ativos que se completam. E essa é a beleza de um processo de fusão ou de aquisição. Ambos os negócios ficarão mais fortes, mais competitivos e vão ganhar em escala. Estamos orgulhosos por termos feito parte desse processo, e só tenho a agradecer ao Raphael Xavier pela confiança depositada na Ejafac. Certamente veremos essa M&A render muitos frutos”, declarou o executivo.