Justiça aceitou pedido da empresa que terá 60 dias para apresentar plano de reestruturação. Proposta tem de ser aprovada por credores


Justiça do Ceará aceitou o pedido de recuperação judicial do grupo Ducoco, que detém cerca de 40% do mercado nacional de água de coco e derivados. A dívida acumulada pela empresa é de cerca de R$ 670 milhões. A medida tem como objetivo garantir a continuidade da operação da companhia.

A decisão foi publicada na segunda-feira (17/12) pelo juiz Daniel Carvalho Carneiro, da 3ª Vara Empresarial, de Recuperação de Empresas e de Falências do Estado do Ceará. Agora, a Ducoco tem um prazo de 60 dias para apresentar um plano de reestruturação, que será submetido ao crivo dos credores – milhares de pessoas físicas e jurídicas.

Com a decisão da Justiça, ficam suspensas ações de cobrança e execuções contra a empresa. Assim, ela não corre o risco de sofrer bloqueios judiciais de ativos.

Custos e juros

A Ducoco atribuiu as dificuldades financeiras à alta dos custos de insumos e à elevação da taxa Selic, fatores que teriam comprometido o fluxo de caixa. A empresa apontou ainda que a impossibilidade de continuar cedendo títulos de crédito a investidores prejudicou sua liquidez, tornando inviável a manutenção das operações sem a recuperação judicial.

O juiz Daniel Carneiro observou no despacho: “O deferimento do pedido não significa um juízo sobre a viabilidade da empresa, que será avaliada pelos credores”.

A Ducoco foi fundada em 1982 e inaugurou sua primeira fábrica em Itapipoca, no Ceará. Ela tem cerca de 800 funcionários no Ceará e no Espírito Santo. Em novembro de 2024, demitiu dezenas de trabalhadores da unidade de Itapipoca.

Recorde de recuperações

Em 2024, foram formalizados 2.273 pedidos de recuperações judiciais (RJs) no Brasil, segundo levantamento realizado pela Serasa Experian, empresa especializada em dados sobre o mercado. Esse número foi o mais alto registrado desde o início da série histórica do indicador, em 2005. Ele representa uma elevação de 61,8% em relação a 2023, quando alcançou 1.405 solicitações, e de 173% sobre 2022, quando ficou em 833.


Referência: https://www.metropoles.com/negocios/ducoco-entra-em-recuperacao-judicial-com-dividas-de-r-670-milhoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *