Fábrica de Bares promete corrigir falhas da gestão passada: “Percepção de custo-benefício se perdeu pelo caminho”, diz novo administrador
30/09/2024 16h22 • Atualizado 18 horas atrás.
O icônico Café Girondino, no centro de São Paulo, está sob nova direção e reabrirá as portas em breve. A cafeteria, conhecida como a mais antiga da capital paulista (suas origens remontam ao século XIX), havia encerrado suas operações no último mês de junho devido aos problemas financeiros deixados pela pandemia. Quem assume a operação é a Fábrica de Bares.
A empresa é dona do famoso Bar Brahma, na esquina das avenidas Ipiranga e São João, e também é responsável pela gestão de outros estabelecimentos tradicionais da cidade, como o Bar Léo, Riviera Bar e o Love Cabaret, antigo Love Story.
Esses nomes têm trajetórias similares: são negócios emblemáticos da noite paulistana que sucumbiram, em sua maioria, por questões financeiras. Todos foram “ressuscitados” pela Fábrica de Bares, especializada em administrar bares, restaurantes e casas de shows, principalmente no centro de São Paulo.
A empresa adquiriu a marca do Café Girondino, que ganhará uma nova identidade visual. A reabertura da cafeteria está prevista para o próximo dia 5 de novembro, no mesmo local onde funcionava desde 1998 – o número 365 da Rua Boa Vista, ao lado do Largo São Bento. A Fábrica de Bares fez um novo contrato de locação com o proprietário do imóvel.
“A transação que fizemos fez frente aos compromissos financeiros que eles [os antigos sócios do Girondino] tinham também”, explica Cairê Aoas, sócio da Fábrica de Bares.
O pudim e o arroz doce, carros-chefe da casa, serão mantidos no cardápio. Mas Aoas dá a entender que o menu da casa ficará mais enxuto, para priorizar itens com mais qualidade. Na avaliação do empresário, antes do fechamento, o Girondino tinha “uma oferta muito grande e pouca coisa bem executada”.
“A percepção de custo-benefício se perdeu pelo caminho e eu acho que esse foi um dos motivos do declínio do Girondino. Queremos buscar uma entrega de qualidade, com um produto melhor, a um preço mais acessível e justo”, afirma. “A precificação, do jeito que a gente está fazendo, vai deixar os produtos mais baratos do que estavam antes do fechamento”.
Na gestão da Fábrica de Bares, o Girondino também passará a servir drinks. A ideia é estender o horário de funcionamento da casa até meia-noite, entre quinta-feira e sábado. “A gente quer criar um momento de bar noturno no Girondino”, diz Aoas.