
A Ambipar (AMBP3), empresa brasileira especializada em gestão ambiental e resposta a emergências, está se preparando para entrar com um pedido de recuperação judicial. A solicitação deve ser protocolada na Justiça do Rio de Janeiro já na próxima semana, segundo fontes próximas ao processo. No entanto, o cronograma ainda pode sofrer alterações.
A companhia, que tem sede em São Paulo, não comentou oficialmente sobre a possível recuperação judicial.
Recentemente, a Ambipar recorreu à Justiça em busca de uma medida de proteção temporária contra seus credores. A empresa alegou risco iminente de colapso financeiro, conseguindo assim um prazo inicial de 30 dias, prorrogável por mais 30, para tentar renegociar dívidas e reestruturar sua operação sem sofrer bloqueios ou execuções.
Nos últimos meses, a Ambipar enfrentou uma forte queda no valor de seus títulos internacionais. Essa deterioração está associada a uma série de fatores, como investigações relacionadas à governança da empresa, rebaixamentos de rating, saída de executivos importantes e dúvidas sobre sua gestão financeira.
Esse cenário reflete um momento delicado no mercado corporativo brasileiro, com outras empresas também enfrentando dificuldades. A Braskem, por exemplo, contratou consultorias para revisar sua estrutura de capital, e o caso do Banco Master ainda gera repercussões negativas em várias companhias e fundos de pensão com exposição à sua dívida.
Referência: https://www.infomoney.com.br/mercados/ambipar-ambp3-prepara-pedido-de-recuperacao-judicial-para-a-proxima-semana/?
Foto de Rory C: https://www.pexels.com/pt-br/foto/areia-agua-campo-area-17168925/